20/11/2022

Pensamentos dominantes, ansiedade sem sentido - Múcio Morais

Quantas vezes temos pensamentos negativos que nos deixam ansiosos, premonições, intuições, pressentimentos, sensações, enfim, quem nunca disse algo como: Estou com um pressentimento de que tal coisa vai acontecer, e, nesse momento o cérebro reage com uma descarga de adrenalina, e o corpo começa a produzir sintomas físicos. É ai que vem a crise de ansiedade, algumas com tamanha intensidade que trazem a sensação de um infarto ou mal-estar e a angústia toma conta dos pensamentos.

Algumas pessoas já têm este acúmulo de pensamentos como hábito, vivem em estado de ansiedade e aguardando o pior. Mas, algumas ações simples, se praticadas diariamente com disciplina, podem ajudar a resolver este problema.

è VOU CHAMAR DE MÉTODO DOS TRÊS PENSAMENTOS

Tenha bem estabelecido em sua mente, o seguinte:

1º PENSAMENTO: Eu sei que quase 100% das coisas que imagino que irá acontecer, não acontecem, são apenas pensamentos inúteis, frutos de minhas tendências ao (1)fatalismo, por muitos anos eu pressentia algum acidente de avião comigo, faço cerca de 140 viagens/ano (ida e volta) em aviões, já entrava ansioso, mas, nunca tive um acidente sério, exceto algumas dificuldades comuns a qualquer vôo; Ou seja, 100% de meus pensamentos estavam errados, agora entro no avião com esta convicção e minha ansiedade simplesmente não existe mais.

2º PENSAMENTO: Perco muito energia, tempo e prejudico minha saúde física e mental sofrendo por antecipação por algo tão fantasioso, criado em minha mente. Não vale a pena viver assim. Não vale a pena ter este pensamento.

3º PENSAMENTO: O que eu posso fazer para resolver este pensamento? Posso resolver agora? Tenho controle sobre as coisas que estou imaginando, pensando, remoendo neste momento? Se a resposta é sim, então resolvo! Se a resposta for Não, então marco o dia e hora que vou resolver, agendo a solução e paro de pensar naquilo! E se não houver uma solução? Então nem é um problema, é mesmo um pensamento inútil, paro de me alimentar dele? É uma comida podre, vomito pra fora de mim.

São apenas três passos bem simples para resolver esta questão, leia várias vezes, anote e coloque no bolso, pratique esta disciplina mental todas as vezes que um processo de ansiedade começar. Pense que isso vai te ajudar, vai resolver, vai te dar sentimentos agradáveis, pensamentos de alívio,

Hoje acordei com um pensamento angustiante, estava em dúvida sobre o que estaria pensando um parceiro de negócios sobre minha participação no projeto, antes de deixar a ansiedade tomar conta, fiz o método DOS TRÊS PENSAMENTOS, e, liguei para este parceiro, perguntei a ele sobre meus pensamentos e sentimentos, ele me explicou algumas dificuldades pessoais dele que deixavam esta impressão que eu estava tendo, se desculpou comigo e tudo ficou esclarecido. Pronto, apliquei o terceiro pensamento porque podia resolver na hora;

Pratique este método, vai te ajudar!

Múcio Morais

ESTE ARTIGO FAZ PARTE DA PALESTRA “COMO TER UMA MENTE SAUDÁVEL E VIVER MELHOR” uma palestra motivacional com resultados impactantes nas pessoas.

(1)O fatalismo é uma doutrina que afirma que todos os acontecimentos ocorrem de acordo com um destino fixo e inexorável, não controlado ou influenciado pela vontade humana. Esse destino pode ser determinado por um poder superior ou por simples necessidade lógica.

Um comentário:

Lis Morais disse...

Obrigada pelo link deste artigo Múcio!
Me ajudará muito!
Irei colocar em prática os três métodos!
Já tenho ansiedade, patologia mesmo... tento não absorver tudo! Mas muitas vezes, é inevitável! Já me ajudou bastante outras vezes. Obrigada!

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA - Professores, Gestores, Profissionais da Educação, Alunos, Pais, Familiares e Sociedade... Envolvidos em um grande projeto de mudança!

Esta Programação já foi realizada em mais de 1.000 Municípios e Escolas no Brasil e em Países da América Latina, já foram desenvol...