25/10/2022

Preciso de ajuda para me relacionar com meu filho adolescente - Múcio Morais


PALESTRA PARA PAIS E ADOLESCENTES

Vou resumir o que escutei recentemente em um encontro de Pais: O Mundo está muito mudado, os adolescentes estão enlouquecidos com a tecnologia, não sabem respeitar os pais, só querem saber de amigos e rua, não ligam pra nada, vivem como se não houvesse um amanhã.  

Esta é uma descrição bem próxima do temperamento dos adolescentes, salvo algumas exceções, eles são mesmo assim, mas é um erro considerar que este comportamento é produto de um “mundo novo ou da tecnologia”, adolescentes sempre foram assim, em cada tempo, mostravam sua ansiedade por aprender, fazer, descobrir, possivelmente a maioria dos Pais foram adolescentes complicados, ou perto disso, e isso muito antes do celular, então cabe-nos entender esta fase de nossos filhos e procurar caminhos para uma relação próxima de equilibrada e saudável.

É possível? Sim é possível e não exige tanto assim, a questão é entender que trata-se de um ser humano em fase de construção, e, colocar-se a disposição, sem perder a ternura e a autoridade. Nesta palestra apresento 30 passos importantes para esta relação ser saudável, mas seguem algumas:

1.      Estabeleça combinados e regras claras. Quanto mais claros os combinados e regras, melhor;

2.      Conheça bem os amigos e o grupo que o adolescente convive; Conheça também a escola e seus professores e coordenadores; (Você não faz ideia de como misso faz diferença para a autoestima e bem estar do adolescente)

3.      Seja sempre um apoio para momentos difíceis;

4.      Tenha momentos de diversão e desenvolva interesses em comum;

5.      Evite relacionar-se usando a culpa;

6.      Veja qual forma de abordagem dá mais certo com seu filho e invista nela. Uma dica é ter cuidado para não falar com seu filho como se ele ainda fosse uma criança. Isso poderá irritá-lo e até afastá-lo de você.

...

Esta fase se ameniza à medida que o adolescente tem contato com suas responsabilidades de vida, percebe o outro e descobre que sua vida influencia a dos outros, descobre as misérias do planeta e suas necessidades e percebe sua cidadania, quando um adolescente é puxado para se mostrar útil fica mais fácil ainda;

Estou a disposição de escolas e entidades diversas para discutir este tema; até breve!

Múcio Morais

PALESTRAS E WORKSHOPS (31) 99389-7951 / contato@muciomorais.com

Nenhum comentário:

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA - Professores, Gestores, Profissionais da Educação, Alunos, Pais, Familiares e Sociedade... Envolvidos em um grande projeto de mudança!

Esta Programação já foi realizada em mais de 1.000 Municípios e Escolas no Brasil e em Países da América Latina, já foram desenvol...