26/08/2022

PALESTRA MOTIVACIONAL | DOMINANDO A SI MESMO PARA ALCANÇAR SUCESSO

O Homem que domina a si mesmo é libertado da força que amarra todas as criaturas. (GOETHE, Die Geheimnisse) Existe um criminoso perigoso que está tentando destruir você, e por mais que pareça estranho, esse bandido é você mesmo. Mas como pode ser isso? Pois é, todas as vezes que você procrastina, que você diz que não é capaz, que faz escolha pela mediocridade, é esse seu EU, um bandido sorrateiro, mas perigoso que está agindo, e, ou você o domina ou está destinado ao fracasso.

Preste atenção nesta máxima de Goethe, não é de admirar que todos nós mais ou menos, nos deleitemos com o medíocre, porque isso nos deixa em paz, nos dá a sensação confortável da relação com aquele que é como nós. (Goethe, The Maxims and refloections of Goethe) É dessa forma que este inimigo age, nos ajudando a conformarmos com a perda de uma oportunidade, quando se conforme com o não planejamento para atingir seus objetivos, de ver passar mais um ano e não ter realizado nada, das promessas que viram comédia ao final de cada ano, é o seu eu da mediocridade agindo, e, a pergunta é: De que você está rindo?

Quero te ajudar a deixar de ser uma grande piada e aprender a assumir sua vida, suas realizações e tomar de volta o controle há muito perdido. Vamos nos preparar para uma batalha dura e difícil, mas entenda que é isso que fará ou não diferença no restante de sua vida. Entenda o que estou dizendo, desperdiçar o tempo e as oportunidades é desperdiçar a sua Vida.

Quero te dar os 9 LIÇOES de ensinamentos de Goethe para alcançar o autodomínio, Goethe que foi um gênio filosófico, cuja obra chega a 143 volumes, ele está entre os grandes pensadores da humanidade, sendo referências para escritores, poetas, filósofos, religiosos, profissionais da psicologia e outros. Goethe atuou em dezenas de áreas da ciência, produziu conhecimentos, influenciou a humanidade de maneira profunda, no entanto, era um ser humano como qualquer outro, mas, como ele conseguiu atuar e fazer diferença neste nível? Vamos às lições.

LIÇÃO 1


Não existe outro caminho, se você quer deixar sua zona de conforto e se colocar a caminho, comece sendo verdadeiro, olhar pra si mesmo e procurar a verdade a qualquer custo, no msi profundo de nosso ser, e acredite, vai doer muito. Por isso mentimos para nós mesmos o tempo todo. Uma maneira de começar é refletindo sobre as suas ações cotidianas, sendo bem realista e pé no chão, como você trata sua família, como se porta no emprego, na rua, no estacionamento, no comércio, nas relações de trabalho, nas relações com os mais frágeis e fracos, você ajuda? Coopera? Estende as mãos? Perceba que tipo de pessoa você tem sido!

LIÇÃO 2

Como temos medo das críticas! Algumas são realmente sem sentido mas muitas são verdadeiras, o conselho aqui é claro e te coloca em movimento, melhor do que protestar e se defender é agir, ainda mais se suas intensões são virtuosas, nesse ponto podemos medir as intensões, não permita que te paralisem, mas pelo contrário, esforce-se, faça cada vez melhor, pense nos grande artistas das mais diversas áreas, alguns vieram a sua cabeça agora, sim, agora me diga o nome dos críticos desses artistas, isso, ninguém se lembra deles.

LIÇÃO 3

Quais são os seus valores, quais são os seus princípios, você faz parte do grupinho que passa a vida reclamando, criticando, vendo a lado ruim das coisas e se autossabotando, vendo a vida passar sem se encontrar ou achar lugar para ser útil, se ressente daqueles que te criticam mas faz o mesmo ou faz parte do grupo que faz o melhor, que procura evoluir, crescer, melhorar, e que aponta problemas de forma construtiva e proativa,

LEMBRE-SE A PRIMEIRA LIÇÃO NOS ENSINA A VERDADE, SER VERDADEIRO CONSIGO MESMO, NÃO SE ESQUEÇA, PODE DOER MAS É O ÚNICO JEITO. SEM A VERDADE A LUZ NÃO VAI ENTRAR.

LIÇÃO 4



A comunicação é um problema, as pessoas não entendem bem porque não leem, não escutam, são precipitadas, deduzem ao invés de entenderem, quem não escuta não pode entender, se simplesmente lêssemos ou escutássemos antes de responder, a maioria das questões estariam resolvidas.

LIÇÃO 5

Muitos de nós temos iniciativa para reorganizar a vida, novas atividades e objetivos, no começo está motivada, mas logo chegam as adversidades e dúvidas pelo caminho, a voz da mediocridade se aproveita deste momento e ataca, e, a pessoa abandona seus projetos. Entenda isso, se surgem dúvidas e contratempos é porque você está caminhando, isso faz parte do processo de caminhar, tome cuidado para não paralisar sua caminhada por causa dos obstáculos,

LIÇÃO 6

E chegam os ressentimentos e as pessoas se torturam pelos fracassos, frustrações, erros que não podem mais ser corrigidos, e, quando isso é feito como uma forma de culpa e acusação interior, sem perdão, as pessoas podem se entregar a auto comiseração, indo para as drogas, alcoolismo, vícios emocionais como vitimismo, olhar para a própria história é fundamental mas é preciso ter equilíbrio, reconhecer os acertos e os erros, aprender a se perdoar e não ficar remoendo na imaginação o que deu errado, cuidado, a voz desta acusação é a voz da mediocridade querendo te parar e diminuir.

LIÇÃO 7

                           

Aqui uma grande lição, grave-a em sua mente e seu coração, você se lembra da sentença de abertura? Ela falava sobre o homem que domina a si mesmo, “O Homem que domina a si mesmo é libertado da força que amarra todas as criaturas”. (GOETHE, Die Geheimnisse). E dominar a si mesmo é educar a própria vontade, é ter autodomínio, responda esta pergunta: VOCÊ É ESCRAVO DA SUA VONTADE OU A SUA VONTADE ESTÁ SUBORDINADA A VOCÊ? Quem manda em quem?

LIÇÃO 8

A pouco dissemos na lição seis, que o conhecimento gera dúvida, ao contrário, a ignorância faz o indivíduo se encher de si, ele se julga no direito de opinar sobre tudo e nunca está errado, incapaz de argumentar e refutar com clareza, conhecimento e respeito, ele apela para a agressividade, é muito comum assistirmos debates assim nas redes sociais, debates políticos e em diálogos no nosso dia a dia, os ignorantes fazem uso e gostam das redes sociais pois é um  meio sem oponentes diretos e onde se pode destilar covardemente seu veneno,

LIÇÃO 9

Acima de qualquer governo está nossa auto  governança, o homem que sabe achar seus caminhos, abris portas, fazer planos para sua vida e persistir neles, é preciso ter propósitos de vida, desde os mais simples até os mais complexos, mas como descobrir os meus propósitos e usar a força que vem deles? 

ESTE E UM ASSUNTO PARA NOSSO PRÓXIMO ARTIGO!

Múcio Morais

CONTRATE A PALESTRA "DOMINANDO A SI MESMO PARA ALCANÇAR SUCESSO"!  

Nenhum comentário:

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA - Professores, Gestores, Profissionais da Educação, Alunos, Pais, Familiares e Sociedade... Envolvidos em um grande projeto de mudança!

Esta Programação já foi realizada em mais de 1.000 Municípios e Escolas no Brasil e em Países da América Latina, já foram desenvol...