20/07/2022

8 Mentalidades negativas que levam empreendedores ao f r a c a s s o - Síntese da Palestra

                     

8 Mentalidades negativas que levam empreendedores ao  fracasso – Elimine já de sua vida já!

Ser empreendedor está longe de ser fácil. Noites sem dormir, estresse constante e usar vários chapéus. Olhando de fora, pode parecer que é tudo arco-íris e sol, mas pergunte até mesmo aos empreendedores mais bem-sucedidos se foi fácil – eles, sem dúvida, balançarão a cabeça e sorrirão.

Então, como você se mantém um pouco são ao longo da jornada empreendedora? A resposta é simples: seja feliz. Quando você ama o que faz, a felicidade não fica muito atrás. Há, no entanto, algumas coisas que irão retê-lo. Então, pare de fazer essas oito coisas e você será um empreendedor feliz.

1. Buscando a aprovação dos outros.

É importante que você aprenda a confiar em seu instinto e a tomar decisões que impactam seus negócios por conta própria. Não importa quão incríveis e realizáveis ​​suas ideias possam ser, sempre haverá aqueles que se opõem a elas se você pedir aprovação.

Naturalmente, queremos deixar todos felizes, especialmente quando se trata de amigos e familiares - mas, a menos que eles estejam nas trincheiras com você e compartilhem a mesma visão, a opinião deles só pode estressá-lo, levando-o a tomar decisões de negócios ruins.

2. Assuma a responsabilidade ao invés de apontar a culpa para os outros.

Quando o acidente de negócios acontece, e, eventualmente vai acontecer, é muito fácil culpar alguém ou as circunstâncias. Como empreendedor, você é o responsável final por tudo o que acontece dentro do seu negócio. Mesmo que um funcionário ou uma decisão de governo estrague tudo, você é o responsável. Você tomou a decisão de contratar, de aceitar as condições, teve tempo para observar o mar antes de entrar, então agora você deve consertar os buracos e consertar o navio antes que ele afunde.

"Quanto mais cedo você reconhecer seu erro, mais cedo poderá agir para corrigi-lo". Este único conselho pode eliminar muitas dores de cabeça e estresse desnecessários.

3. Não acreditar em si mesmo.

Sabe qual a característica que todos os empreendedores de sucesso têm em comum? Todos eles acreditam em si mesmos - eles têm 100 por cento de confiança de que podem vencer - em tudo e qualquer coisa, estão convictos até dos próprios erros.

Se você duvidar de suas habilidades, esses pensamentos negativos irão dominá-lo e derrotá-lo. Confiança e pensamento positivo é uma combinação muito poderosa que pode ajudá-lo a alcançar todos os objetivos que você definiu. "Tudo o que a mente pode conceber e acreditar, ela pode alcançar", concluiu Napoleon Hill, autor de Pense e Enriqueça.

4. Reclamar.

Reclamar nunca vai te levar a lugar nenhum. É literalmente uma grande perda de tempo, e quanto mais você reclamar de algo, mais tempo levará para encontrar uma solução para resolver o problema. Se você quer uma carreira livre de estresse, o empreendedorismo não é para você.

Haverá muitos obstáculos em seu caminho que o estressarão e você provavelmente será derrubado algumas vezes - o fracasso é muito possível. Reclamar é literalmente uma droga, abaixa sua percepção e capacidade de reação, interfere em seus objetivos e foco. Seja forte e esteja pronto para os desafios. (1) Avalie ao invés de reclamar, redirecione ao invés de chorar. (Múcio Morais)

5. Ter medo da mudança.

A mudança é uma ocorrência comum como empreendedor. Uma mudança na direção da empresa após uma crise, uma mudança de localização ou mesmo uma mudança na produto ou serviço. Mudanças de rumos, procedimentos, valores de investimento, funções, atribuições, enfim, quando você deixa esse medo de lado e abraça a mudança, isso abre a porta para ser bem sucedido.

Meu próprio case de sucesso!

Em 1994 eu estava empregado em uma das maiores empresas do Brasil no ramo de consultoria Jurídica e Contábil, bom salário, boas comissões e ótima expectativas, porém, havia algo errado, eu não estava feliz, não estava me sentido realizado, me sentia frustrado e achava meu trabalho estressante e sem sentido. Saí daquela empresa e iniciei meu próprio negócio, mas cometi outro erro, continuei no mesmo ramo de atividade, e, em pouco tempo, mesmo tendo meu próprio negócio, estava novamente infeliz e frustrado.

A MUDANÇA

Um determinado dia, chamei meu amigo Claudeir Pires, meu melhor vendedor na época, para irmos até a cidade de Divinópolis-MG oferecer alguns lançamentos de livros na área Jurídica, foi quando cansados e debaixo de um calor de 37°C, vestidos com terno e gravata, e, carregando uma mala enorme de livros, passamos por um bar e avistamos um jovem aparentando uns 22 anos, sentado, com cabelos molhados, bermudas, camiseta, a chave de uma Hilux jogada sobre a mesa, a própria Hilux reluzente em frente ao Bar e ele tomando calmamente uma cerveja gelada, cantarolando e vendo a vida passar alegremente por ele. Ficamos intrigados com aquela visão, quem nos dias atuais pode ter uma vida tão boa? Seria um herdeiro de milionário? Paramos, olhamos um para o outro e decidimos: Vamos lá saber quem é esse cara, queremos esta vida também, e, se depender de trabalho, teremos!

Discretamente entramos no bar, pedimos agua mineral e após cumprimentar aquele jovem, nos convidamos para sentar à sua mesa, o que ele consentiu alegremente, começamos sutilmente a conversa, falamos de futebol, do calor, da cidade, enfim, até que Claudeir não pôde mais conter-se e perguntou ao jovem: Em que você trabalha meu amigo? E completou, nós vendemos consultoria, livros, informação!

Hummmmmmm legal, respondeu o jovem, eu sou agrônomo, fiz um curso de agronomia aqui perto na UFV na cidade de Florestal, e dou consultoria rural na criação de animais e agricultura aos fazendeiros e pequenos sitiantes da região, tenho uns 35 Clientes que me ligam se precisar, os menores me pagam um salário mínimo/mês, e, os maiores podem pagar até 5 salários/mês, ganho em média 45 Salários, e fico por aqui, aguardando um chamado, mas faço uma visita mensal a todos eles, mesmo sem chamar, para fazer os controles necessários.

Naquele momento nos entreolhamos e em uma semana Claudeir estava matriculado na UFV em Florestal, sabe em que curso? Agronomia! Hoje ele é um agrônomo de sucesso, fundador e diretor da Academia da Soja, a mais representativa escola para profissionais da agronomia e produtores de soja, especializou-se em análise de solo na Inglaterra, faz um trabalho incrível em todo o Brasil, não é possível se falar em soja no Brasil sem mencionar o nome de Claudeir Pires, meu amigo! Procure “Academia da Soja”.

E eu? Pois bem, na outra semana fechei meu escritório, passei alguns dias em retiro procurando meu caminho, em silêncio e calmaria, e, após este tempo, ao encontrar um amigo, Marcos Sacramento, que na época produzia eventos profissionais e me colocou no circuito, voltei às Palestras, sim, eu já era um palestrante amador há anos, mas nunca me arrisquei no mercado Profissional, e foi isso que fiz, me lancei, alguns solavancos aqui e ali, dúvidas, medo, mas aqui estou eu, 3.500 Apresentações para mais de 10 milhões de pessoas, em mais de 750 municípios em 4 países, tendo já feito palestras para 150 das 500 maiores empresas do Brasil. Aulas magnas e conferências para mais de 1500 Universidades, reconhecido em diplomações por mais de 650 Universidades no Brasil e no exterior, mais de 5000 artigos publicados em 23 idiomas, recebendo convites diários para as mais diversas programações. Este sou eu depois perdi o medo da mudança! www.muciomorais.com

"SUCESSO NÃO TEM TAMANHO, SÓ TEM DONO, CADA UM TEM O SEU PRÓPRIO SUCESSO".

6. Esperar ganhar 100% das vezes.

Será que Airton Senna imaginava que ganharia todos os campeonatos? E o atual maior campeão do mundo Lewis Hamilton? Pensa que vai ganhar sempre? Claro que não, mas eles entram confiantes na vitória todas as vezes, porque acreditam em seu potencial e sabem que podem vencer, mesmo que percam algumas vezes.

Os empreendedores precisam entrar em cada situação sabendo que não podem vencer todas as vezes. Embora a confiança seja importante, ela precisa de realidade misturada. Se você espera vencer todas as vezes, essa primeira derrota será devastadora e um assassino de motivação. Apenas creia que pode vencer, e, se não acontecer, continue acreditando.

7. Desistir.

Gosto de pensar na história de Silvio Santos, começou a carreira como camelô, nas ruas da capital carioca. A poderosa voz lhe rendeu um convite para ser locutor. Ficou pouco tempo no ar, pois o dinheiro que ganhava vendendo produtos nas ruas era maior. A história do Silvio Santos se inicia dessa forma, ganhando a vida através do público, algo que ficou marcado pelo resto de sua carreira na TV mais adiante. Após sair do exército, criou uma maneira de tornar as viagens mais dinâmicas na embarcação que ia do Rio de Janeiro à Niterói: anunciava os produtos disponíveis em alto-falante. Sua persistência o levou a se tornar o maior comunicador Brasileiro de todos os tempos, possivelmente jamais será superado. Mas se tivesse desistido da carreira pelas dificuldades de um simples camelô, não teríamos conhecido este fenômeno,

Enquanto a maioria das pessoas em seu lugar teria parado depois de alguns fracassos ele foi tão implacável que se esforçou até conseguir sua própria emissora de TV e outros projetos grandiosos.

8. Tentando impressionar.

Em vez de se preocupar em impressionar as pessoas, concentre sua energia nessas três coisas: seus negócios, saúde e família. Essa é a verdadeira fórmula do sucesso. A ilusão das redes sociais que tentam projetar pessoas criando personagens de sucesso, acredite, ainda é uma fraude, e em um mundo evoluído será em breve uma desvantagem, os grandes destaques midiáticos na verdade são verdadeiros fracassos em outros setores da vida. Assisti recentemente um seminário com um desses midiáticos, 4 horas jogadas no lixo, sem conteúdo, historinhas sem liga, princípios furadíssimos, muitos participantes saíram durante o seminário, largando críticas e comentários depreciadores para trás, eu consegui ir até o final, mas confesso, perdi meu tempo.

Pense com mentalidade vencedora, mas realista e forte de verdade!

Sucesso! Múcio Morais

PALESTRAS PARA EMPREENDEDORES | MOTIVAÇÃO | CONVENÇÕES | WORKSHOP DE NEGÓCIOS | WHATSAPP 031 99389-7951 |

Nenhum comentário:

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA - Professores, Gestores, Profissionais da Educação, Alunos, Pais, Familiares e Sociedade... Envolvidos em um grande projeto de mudança!

Esta Programação já foi realizada em mais de 1.000 Municípios e Escolas no Brasil e em Países da América Latina, já foram desenvol...