20/07/2022

20 segredos para viver uma vida mais feliz - Síntese da Palestra

Nossos cérebros estão focados na sobrevivência. Qualquer coisa além disso, você terá que trabalhar para isso. E Trabalhar duro pois sobreviver já é o bastante para a maioria das pessoas, desde que não precisem mudar. 

Há uma razão infeliz pela qual a felicidade é muitas vezes indescritível – nossos cérebros simplesmente não são conectados dessa maneira. Em vez disso, nossos cérebros evoluíram para sobreviver, para nos proteger, para nos manter seguros. Claro, temos momentos de euforia e períodos de contentamento e felicidade. Mas muitos de nós são atormentados por emoções negativas persistentes - estamos simplesmente presos no "mundo da autopreservação".

A Pergunta aqui é: Como podemos encontrar mais alegria em nossa vida?

Como qualquer outra coisa, é preciso prática para cultivar a felicidade contínua. De certa forma, temos que redefinir nossa linha de base. Não vai acontecer da noite para o dia, mas aqui está uma seleção das 20 melhores coisas que você pode fazer todos os dias para descobrir os segredos de ser mais feliz.

1. Concentre-se no positivo.

Para encontrar a felicidade a longo prazo, você precisa treinar seu cérebro de uma mentalidade negativa para uma mentalidade positiva. Tente estas coisas: gaste um ou dois minutos procurando coisas positivas em sua vida. Faça isso três vezes ao dia por 45 dias, e seu cérebro começará a fazer isso automaticamente.

Escolha um mantra positivo para o dia - algo que você repetirá para si mesmo, como "Hoje está lindo" ou "Sinto-me grato por tudo o que tenho". E quando as coisas derem errado, tire um momento para tentar ver de uma luz positiva. Nunca subestime a importância de reconhecer o lado bom da vida.

2. Comemore pequenas vitórias.

A vida é cheia de altos e baixos, mas no meio temos muitas pequenas vitórias que passam despercebidas. Reserve um momento para comemorar essas pequenas vitórias.

Você marcou todas as coisas em sua lista de tarefas que você tem procrastinado? Yay! Você finalmente limpou mil e-mails que estão enchendo sua caixa de entrada? Woohoo! Tenha prazer nessas pequenas conquistas. Eles se somam!

3. Encontre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

O trabalho ocupa muito do nosso dia, mas não deve ser a única coisa que fazemos. É importante buscar atividades e interesses além do nosso trabalho. Você tem um hobby? Você está passando tempo com amigos e entes queridos? Você está se exercitando? Criar equilíbrio em sua vida reduzirá o estresse e lhe dará outras saídas para se expressar e se divertir.

4. Pratique a atenção plena.

A mediação da atenção plena funciona trazendo sua consciência e atenção para o momento presente. É sobre ser imparcial e aceitar como você está se sentindo. Praticar mindfulness significa estar presente, consciente e curioso. Aceitar o que estamos passando diminui o estresse e nos ajuda a ver as situações como elas são. Através da atenção plena, podemos encontrar paz e afirmação em nós mesmos.

 

5. Seja criativo.

Você pode pensar em artistas como sendo mal-humorados e deprimidos, mas estudos mostram que participar de atividades criativas regularmente o deixa mais feliz. Aqueles que gastam tempo usando sua imaginação e sendo criativos têm mais entusiasmo e são mais propensos a ter sentimentos de felicidade e bem-estar a longo prazo. Tais atividades criativas podem incluir escrita, pintura, desenho e performance musical.

6. Aceite a imperfeição.

Muitos de nós lutamos pela perfeição – desejamos nos esforçar para ser o nosso melhor. Mas para ser verdadeiramente feliz, você deve abraçar a imperfeição que faz parte da vida. A perfeição é impossível, e manter a nós mesmos e aos outros nesses padrões é inútil. Sempre acabaremos nos sentindo decepcionados. Aceite que a vida é imperfeita e reconheça que há beleza e graça nessa imperfeição.

7. Faça o que você ama.

É muito difícil manter a felicidade se você odeia seu trabalho. Não desperdice os melhores anos de sua vida em um trabalho sem alegria, mesmo que seja para pagar as contas. Em quê você está interessado? Pelo que você é realmente apaixonado? Concentre-se em construir uma carreira em uma área que o motive e lhe proporcione um alto nível de satisfação, e seu fator de felicidade aumentará exponencialmente.

8. Gaste com sabedoria.

É tentador acreditar que quanto mais dinheiro você tiver, mais feliz será. Mas a realidade é que é como você gasta seu dinheiro que o ajuda a se sentir mais feliz. A chave é fazê-lo com sabedoria. Gastar dinheiro em experiências – viagens, jantares, shows e assim por diante – pode nos deixar mais felizes porque estamos compartilhando essas experiências com outras pessoas. A felicidade ligada às posses materiais desaparece, mas as experiências nos ajudam a definir nosso propósito e paixões na vida.

9. Viva o momento.

Nossos pensamentos e sentimentos geralmente giram em torno do passado ou do futuro. A realidade é o que você está experimentando neste exato momento; o que você está passando agora. Às vezes queremos fugir dessa realidade. Mas quando ficamos no presente, estamos totalmente engajados em nossas vidas. Esforce-se para viver o momento e você começará a apreciar mais profundamente sua vida.

10. Cultive a gratidão.

Encontre maneiras de cultivar a gratidão diariamente. Agradecer e ser grato por tudo o que você tem o tornará mais feliz e mais satisfeito. A gratidão é uma apreciação agradecida pelo que você recebeu na vida. Esses presentes podem ser tangíveis ou intangíveis. Quando você passa um tempo todos os dias reconhecendo tudo o que é bom na vida, verá que há mais coisas boas do que imagina, e descobrirá que a tristeza, a ansiedade e a depressão diminuem.

11. Devolva.

Seja generoso com seu tempo e seu dinheiro. Dê a outros necessitados. Dê a quem você ama e cuida. Aqueles que retribuem têm um senso de altruísmo e humanitarismo. Aqueles que são generosos em gastar dinheiro com os outros tendem a ter boa saúde, talvez porque dar tenha um efeito de bem-estar que reduz a pressão arterial e o estresse.

12. Surpreenda-se.

É difícil se sentir feliz se você está entediado ou se sentindo blah sobre a vida. Parte de se sentir feliz é se sentir estimulado, interessado e um pouco surpreso com a vida. Por isso, surpreenda-se estabelecendo metas fora da sua zona de conforto. Coloque-se em situações novas ou inesperadas. Estabeleça metas para si mesmo e trabalhe para alcançá-las. E lembre-se de aproveitar o passeio!

13. Ouça e envolva-se com a música.

Ouvir música eleva nosso ânimo. Isso nos faz sentir melhor, em parte porque ouvir música faz com que nosso cérebro libere dopamina, um neuroquímico ligado ao prazer e à recompensa. Aqueles que se envolvem com a música através da dança ou assistindo a concertos relatam altos níveis de felicidade e sensação de bem-estar.

14. Você faz você.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para aumentar sua felicidade é ser você mesmo. Isso significa não depender da aprovação dos outros, mas aceitar a si mesmo por quem você é. Passe algum tempo conhecendo a si mesmo. O que define você? No que você acredita? Quem é você, por baixo de tudo isso? Procure maneiras de se sentir confortável em sua própria pele.

15. Construa relacionamentos significativos.

Felicidade, amor, amizade e comunidade andam de mãos dadas. Como seres humanos, temos uma necessidade fundamental de interagir e nos conectar com os outros. Nós naturalmente buscamos nossa tribo – as pessoas que nos apoiarão, nos entenderão e estarão lá para nós durante a montanha-russa da vida. Sem relacionamentos significativos, somos solitários e isolados. Somos mais felizes quando buscamos a felicidade com os outros.

16. Nada se compara a você.

Pare de se comparar com todos ao seu redor. Mais importante ainda, pare de comparar suas coisas com todas as coisas que todo mundo tem. A mídia social tem uma maneira de nos fazer sentir que todo mundo tem melhor do que nós. Com que frequência rolar pelo seu feed de notícias faz você sentir emoções negativas? Permitir que a inveja e o ressentimento criem raízes nos priva de apreciar o que temos.

17. Pare de se preocupar.

Preocupar-se constantemente com tudo cria ansiedade tóxica, onde sua mente está mergulhada em pensamentos negativos e espiralados. As preocupações atormentam sua mente e o deixam com medo e apreensivo sobre coisas sobre as quais você muitas vezes não tem controle. Às vezes acreditamos que, se nos preocuparmos o suficiente, podemos evitar que coisas ruins aconteçam. Mas a verdade é que você não pode sentir alegria ou mesmo contentamento quando está consumido pela preocupação.

18. Saia com pessoas felizes.

Já saiu com uma pessoa sombria e saiu se sentindo chateado? Isso porque os humores podem ser contagiosos. Acontece que os sentimentos podem ser transferidos de uma pessoa para outra, e quanto mais compartilhamos experiências uns com os outros, mais nossas emoções e comportamentos ficam sincronizados. Um segredo para a felicidade a longo prazo é cercar-se de outras pessoas que também são felizes.

19. Passe algum tempo na natureza.

Alguns pesquisadores acreditam que a geração ultraconectada de hoje está realmente sofrendo de um distúrbio de déficit de natureza. Estudos mostraram que quanto mais tempo passamos na natureza e quanto mais nos reportamos ao mundo natural ao nosso redor, maior nossa sensação de felicidade. Nossa conexão com a natureza também desempenha um papel na manutenção da saúde mental positiva.

20. Relembre lembranças felizes.

Por que amamos todas as coisas retrô? Talvez porque a nostalgia nos faça felizes. Sentimentos nostálgicos, ou relembrar nosso passado, podem nos ajudar a nos reconectar com sentimentos de amor e uma sensação de admiração e realização. Nosso passado nos molda e define nossa identidade. Quando nos lembramos de bons momentos e lembranças felizes, podemos aumentar nossa autoconfiança e nos sentir mais próximos daqueles que 

LEVE ESTA PALESTRA PARA SUA EQUIPE - MOTIVACIONAL - COMPORTAMENTAL - FILOSÓFICA - UMA OPORTUNIDADE PARA MUDAR!

Nenhum comentário:

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA - Professores, Gestores, Profissionais da Educação, Alunos, Pais, Familiares e Sociedade... Envolvidos em um grande projeto de mudança!

Esta Programação já foi realizada em mais de 1.000 Municípios e Escolas no Brasil e em Países da América Latina, já foram desenvol...