29/04/2022

- Alguns pensamentos para a vida! Múcio Morais

 
Alguns pensamentos para a vida!  Múcio Morais

(Henry Ford) - “Nossos fracassos, às vezes, são mais frutíferos do que os êxitos.” Viver numa época em que o sucesso é confundido com vitórias sucessivas, produz esgotamento, o aspecto tenebroso da valorização de indivíduos “de destaque” nos arrasta para um cotidiano frustrante, porque a realidade não é uma sucessão de êxitos, mas uma sucessão de fatos, a nossa interpretação é que dá o significado, por isso “Nossos fracassos, às vezes, são mais frutíferos do que os êxitos.” Se você pode interpretar assim.

(Sócrates) - “É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo.” Este é um pensamento extremamente valioso, este comportamento nada tem a ver com o tempo, a época, mas com nossa formação, visão de mundo, valores, e, não preciso dizer como é comum ver alguém ou mesmo no coletivo culpando os outros, queixando-se dos patrões, autoridades, gestores e em seu círculo de convivência, queixar-se dos outros é mais fácil mas não é produtivo, não muda nosso caráter, não nos impõe os desafio da humildade e auto penitência, olhar para os outros é a melhor maneira de esquecer-se de si mesmo. Tolice, os sábios sabem onde está o erro e onde está a mudança. Comesse consigo. Já escutei que toda mudança iniciada por você e em você terá bons resultados.

(W. F. Grenfel) - “O verdadeiro heroísmo consiste em persistir por mais um momento, quando tudo parece perdido.” É isso, quem diz quando parar? Lembro-me de quando morava no interior, vendíamos leite na fazenda, e, uma senhora chegou um pouco depois do leite ter acabado, ela trazia uma pequena panela para levar o leite pra casa, informamos a ela que havia “terminado todo o leite”, ela então nos pediu se poderia virar em sua pequena vasilha o restinho no fundo de cada galão, pois ela tinha uma criança em casa, eram uns seis galões grandes; SIM claro, permitimos e até ajudamos a virar, havia um pouquinho de leite no fundo dos galões e após alguns minutos virando cada um, ela tinha uma panela cheia.

Todos nós temos, mesmo que com energias quase esgotadas, um pouco no fundo de nossos galões. Quantas vezes paramos, desistimos, recuamos, quando ainda tem um “restinho” de energia, vontade, força, confiança lá no fundo. Use este restinho, persista por mais um momento.

(Santo Agostinho) - “Mesmo que já tenhas feito uma longa caminhada, há sempre um novo caminho a percorrer.” Eu já passei por isso! Isso eu já conheço! Já vi esta história antes! Não farei isso de novo! Já sei o suficiente! Estou cansado de saber! Eu domino este assunto! Estas e outras expressões e clichês estão presentes em nosso dia a dia com muita força, nos sentimos experimentados e qualificados quando a vida está nos chamando para caminhar, descobrir, refazer, mas nos recusamos, somos bons demais para percorrer de novo caminhos por nós já “dominados”. Não se engane, há sempre um novo caminho, novas respostas, novas maneiras, novas possibilidades, inclusive no mesmo caminho.

(Jean Paul Sartre) - “A felicidade não está em fazer o que amamos, e sim amar o que fazemos.” Ame, esta é uma das melhores respostas! Podemos aprender a amar? Sim podemos! A vida nem sempre vai aceitar suas escolhas, seus planos e sonhos podem virar pó, e aí? Vai viver na base do choro e da vitimização dizendo aos quatro cantos que a vida não lhe favoreceu? Que nada funciona para você? Que tudo acontece para te atrapalhar? Deixe disso! Aprenda a amar o que tem, o que faz e o que é! Basta de choradeira! Amor e ingratidão não combinam. 

INCUA ESTA PALESTRA EM SEU EVENTO, SÃO 10 REFLEXÕES PROFUNDAS PARA MUDAR, RECONSTRUIR E DAR SENTIDO À VIDA DAS PESSOAS E DOS PROJETOS.

Chame pelo Whatsapp 031 99389-7951 ou pelo e-mail: contato@muciomorais.com 

Nenhum comentário:

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA

SEMANA DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA - Professores, Gestores, Profissionais da Educação, Alunos, Pais, Familiares e Sociedade... Envolvidos em um grande projeto de mudança!

Esta Programação já foi realizada em mais de 1.000 Municípios e Escolas no Brasil e em Países da América Latina, já foram desenvol...